€15,00   Papel €3,00   Ebook

Irmãs Meireles

Sinopse

Esta obra faz um justo tributo a três grandes vozes portuguesas dos anos 40: O Trio Irmãs Meireles, formado por Cidália, Rosária e Milita, nascidas na Cidade Invicta. Ficaram conhecidas como os “Rouxinóis d’além mar”, pois as suas artes alcançaram a Ilha da Madeira, Açores, Brasil e diversos países da América do Sul aonde as intérpretes estiveram em digressões.

Artistas de gabarito do rádio e do cinema português, as Meireles harmonizaram suas vozes e cantaram juntas pela primeira vez em maio de 1943, na Emissora Nacional de Lisboa. Integraram um importante projeto da poderosa rádio: percorreram durante quase dois anos Portugal de lés-a-lés para recolher temas folclóricos. Temas que foram harmonizados pelo maestro Tavares Belo e eram cantados à capella, ou com orquestras, pelas meninas ao microfone da Emissora Nacional.

O autor deste livro é um colecionador e profundo conhecedor da história do cinema luso, há muito desejava escrever um trabalho sobre as Meireles. Exímio e apaixonado pesquisador do assunto, foi através de um dos seus blogs sobre os “Anos d’Ouro do Cinema Português” que travamos os primeiros contatos. Eu havia produzido uma monografia sobre a Cidália Meireles que acabou por chegar às mãos do Paulo Borges por intermédio de um dos filhos de Milita Meireles, residente no Rio de Janeiro. Desde então, venho acompanhando o seu excelente trabalho de resgate histórico através da internet.

“Irmãs Meireles os Rouxinóis de Portugal” é, com certeza, um livro que agradará o leitor pelo seu rico conteúdo, de leitura fluente e fantástico material iconográfico, produzido com muito carinho e competência por Paulo Borges. Congratulações ao autor e que ele possa nos brindar, num futuro próximo, com mais títulos como este.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.