€14,00   Papel

Educar é Aprender o Verbo Amar!

Sinopse

EDUCAR É APRENDER O VERBO AMAR!

E se um dia uma equipa de investigadores quisesse compreender, analisar e passar para o papel o seu dia a dia como profissional?

A partir de uma investigação realizada pela equipa do NIB (Núcleo de Investigação do Bebé) durante alguns meses no Infantário Piloto Diese, surge um produto completo e rico que testemunha e sustenta em forma de livro e fotos um trabalho diário que se constrói a muitas mãos.

Esta equipa de psicólogos de uma forma muito natural “regressou à escola” e envolveu-se no seu dia a dia, absorvendo e vivenciando as dinâmicas de sala, as relações dos adultos e relações com as crianças. Enriqueceram e deram mais corpo e profundidade à investigação através do recurso a entrevistas individuais (educadoras) ou de grupo (auxiliares) donde retiraram o lado mais pessoal de cada um dos profissionais, que resultou em palavras que, como notas numa pauta, compõem uma sinfonia de empenho, entrega e profissionalismo.

De forma a complementar este produto num testemunho feito na primeira pessoa, a equipa de educadores descreveu, contou e partilhou o seu dia a dia, mostrando como se vivem as relações sociais num ambiente escolar, como os seus multiplos "eu's" influenciam o seu trabalho.

Por outro lado ouvimos a perspetiva dos pais. Como é que veem a escola, o que sentem quando deixam os seus filhos, o que pensam sobre as vivências dos seus filhos na escola.

Por último e em jeito conclusivo, a Psicóloga da escola, enquanto elemento neutro e mediador, dá os últimos nós e retoques que completam o olhar fiel e real sobre o trabalho, desenvolvimento e crescimento interno de uma instituição de educação.

 

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.