As Aventuras do Soldado Zé de Bia
€8,00   Papel

As Aventuras do Soldado Zé de Bia

Sinopse

As Aventuras do Soldado Zé de Bia são façanhas inverossímeis do jovem José Ribeiro da Silva, saído da Zona Rural do Nordeste brasileiro para lutar na Europa, durante 2ª Guerra Mundial. Zé de Bia é dispensado do serviço militar, porém, se torna protagonista de façanhas extraordinárias, nas cartas endereçadas à genitora.

Esteriótipo do amarelinho nordestino, personagem pilantra e amoral, típico do Macunaíma, de Mário de Andrade, porém, por razões históricas e antropológicas, mais assemelhado ao personagem João Grilo, do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

Entre os primeiros brasileiros a desembarcar, em solo italiano, participa, da célebre batalha de Monte Castelo. Condecorado, por bravura, destaca-se, para o serviço de espionagem, na Alemanha. Faz contato com a resistência e participa do cerco de Berlim, sob o comando do general Zhurkov. Sua silhueta circula o mundo, na famosa fotografia dos soldados soviéticos, com a bandeira Vermelha, no teto do Reischtag. O soldado apresenta versão própria, para o destino do führer Adolf Hitler, no final da guerra...

 

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.