Como publicar um livro

Tornar-se Escritor

Escrever um livro com a intenção de o publicar, especialmente se for o primeiro, é uma tarefa complexa e exigente. Assim, deixamos algumas sugestões que o ajudarão a saber por onde começar e como organizar o seu trabalho!

O Tema

Sendo o primeiro livro que escreve, o tema da obra deve ser sempre um assunto ou realidade que sente conhecer bem. Só alguns escritores muito experientes conseguem escrever bem sobre aquilo que desconhecem.

Título

O título de um livro, especialmente se o Autor não for um escritor consagrado, é fundamental para o sucesso comercial da obra, não deve por isso ser visto como algo secundário. No entanto, mesmo que sinta que não chegou ainda ao título certo, muitas vezes ajuda utilizar um título provisório que sirva de ponto de partida para a sua ideia. É usual o primeiro título ser fraco quando se trata de apresentar o trabalho ao público, ainda assim, esse título será normalmente uma referência importante para o desenvolvimento do trabalho que se propôs a fazer.

Plano

Escrever um plano para o livro através da determinação dos seus capítulos, numa espécie de índice, é essencial para manter a estrutura da obra sob controlo. É normal que, com o desenrolar do trabalho, se apaguem uns capítulos e se acrescentem outros, que se altere o seu conteúdo ou a ordem. Ainda assim, esse plano inicial é uma ferramenta muito útil para levar o seu projecto a bom porto.

Enredo

É indispensável criar um enredo consistente para contar uma história. Deverá ainda pensar em vários sub-enredos ou enredos paralelos que se vão desenrolando em torno da narrativa principal, pois estes vão enriquecer a obra e torná-la mais apelativa.

Trabalhar os Capítulos

Escreva frequentemente, durante pelo menos uma hora, mesmo que não aproveite muito do que escreveu. Trabalhe os capítulos um a um e estabeleça prazos para os completar. Definir objectivos ajuda a encarar o trabalho da escrita não apenas como algo que se faz nas horas vagas, mas como uma tarefa importante e que se deseja concluir.

Rever a Escrita

No fim de cada capítulo, leia o que escreveu e procure corrigir os erros ortográficos, gramaticais, as repetições e tudo o que não ficou tão bom como queria. Vários Autores conseguem tornar a obra mais fluída lendo a mesma em voz alta.

Anotações

As ideias, seja para o enredo, para as personagens ou para os cenários vão surgindo gradualmente e, muitas vezes, quando menos se espera. Por isso, muitos escritores trazem sempre consigo um pequeno bloco ou caderno para anotar ideias que surgem e que poderão ser incluídas no livro.

Desde já lhe desejamos o maior sucesso para o desafio de escrever o seu livro. Bom trabalho!

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.