Namibiano Ferreira

 Namibiano Ferreira é o pseudónimo de João José Ferreira. Nasceu em maio de 1960 no deserto do Namibe, sudoes­te de Angola. A cidade de Tômbua foi seu berço e, desde logo, se estabeleceu um pacto mágico e anímico, escrito no pergaminho do tempo, entre o poeta, o povo e o Namibe que se estende à terra angolana num abraço Cabinda-Cunene.

Anos volvidos foi no nome da terra que encontrou o seu nome de poeta. Por vol­ta dos 17 anos começou a escrever, a pôr no papel rumores que há muito habita­vam o seu interior poético em latência. A sua temática é marcadamente angola­na. Nos seus poemas o poeta canta a ter­ra, a infância e o povo, seus sofrimentos e esperanças entrelaçados com a guerra e a paz.

Só em 1999 tornou pública a sua poesia no evento realizado em Vila do Conde, Eispoesia - Ser Poesia em Movimento. Desde então tem vindo a colaborar em diversas antologias, revistas e jornais em Angola, Galiza, Portugal e Brasil. A sua poesia também foi apresentada nos se­guintes programas radiofónicos: “A Hora das Cigarras” de José Eduardo Agualusa, (RDP África) e “Dizer Poesia” de Isabel Branco, (RDP Internacional).

 

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.