JOSÉ LUIZ PEREIRA DA COSTA

José Luiz Pereira da Costa tem com este “A Terra Prometida”, publicado em papel, sua segunda obra, seguindo-se ao romance histórico Benin, também editado por Chiado – Grupo Editorial, Portugal e Brasil.

            A referência “em papel”, é porque na fronteira de um tempo em que livros eletrônicos disputam espaço com aqueles, José Luiz traduziu três grandes escritores afro-americanos – Du Bois, Wright e Booker Washington – e os colocou para uso universal e gratuito em seu site na Internet e canais do YouTube. Também traduziu contos e poesias de grandes nomes do período chamado de “Renascimento do Harlem”, gravando-os com sua voz e, da mesma forma, os disponibilizando em canais do YouTube. A pedido da Universidade Cornell, para sua nova coleção de livros em formato .pdf, teve ali incluído “Zumbi – a Brazilian Hero” – a vida de Zumbi dos Palmares, em Inglês.

            Jornalista por vocação e, a um tempo, por profissão, teve sua produção em jornais e revistas espalhados em vários lugares. Deu ênfase ao registro do caminho das colônias africanas que, nos anos 1950/60 se tornavam independentes das potências europeias.

            Este material, com correspondências e recortes das matérias que publicou, foi diligentemente organizado pela professora Rejane Santos de Toledo e está disponibilizado no que intitulou “Projeto Cultural Dacosta”, que assim pode ser buscado no Google.

            Palestrante em Universidades como a Federal do Rio Grande do Sul e as americanas Southern, de Baton Rouge, Louisiana, e Brown, de Providence, Rhode Island – precoce organizador de um seminal clube para jovens negros – José Luiz oferece neste “A Terra Prometida” o lastro histórico de uma experiência singular de vida, em sua produção fantasiada em atraente prosa e com lances de pura poesia.

            José Luiz Pereira da Costa nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

 

 

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.