António Sousa

António Sousa, nascido no Porto em 17 de fevereiro de 1959, desde muito cedo cultivou a paixão pelas viagens. Aos 17 anos aventura-se, pela primeira vez, a viajar pela Europa com uma mochila nas costas, um orçamento curto, mas muita vontade de desbravar culturas e lugares.

Aos 19 anos emigrou para o Brasil em busca de uma nova vida. Em menos de dois anos, ingressava no maravilhoso mundo da aviação comercial, como agente de atendimento especial numa das companhias mais conceituadas na época, a nível mundial, a extinta Varig.

A ascensão foi muito rápida e com 26 anos tornou-se um dos chefes de escala mais jovens da companhia. Nove anos de intensa atividade e experiência profissional foram determinantes para planear um regresso a casa e ocupar um lugar de oficial de operações em outra das grandes companhias aéreas, a holandesa KLM.

Com o advento da Guerra do Golfo, em 1991, foi “forçado” a aceitar um novo desafio na sua promissora carreira, como chefe de escala do Porto na jovem Portugália. E foi nesta companhia, mais tarde rebatizada como PGA, que se consolidou como um profissional de referência. Dos vários cargos ocupados ao longo dos 17 anos em que colaborou com a empresa, a responsabilidade pela segurança operacional, a seguir aos trágicos acontecimentos de 11 de setembro, nos EUA, viriam a marcar definitivamente o seu percurso.

Um envolvimento, a nível oficial, com a autoridade nacional de aviação civil e o convite como formador no Instituto Europeu de Segurança da Aviação Civil, ligado à ONU, abriram-lhe as portas para o seu voo mais alto, um lugar de gestor de segurança numa das melhores companhias do mundo, a Qatar Airways, em Doha.

Oito anos de incríveis experiências e desafios, possibilitaram-lhe viajar por boa parte do mundo, como auditor de segurança operacional.

Aos 60 anos, resolve antecipar uma merecida reforma em Portugal. Contudo, um novo desafio atravessa o seu caminho e altera-lhe os planos. Atualmente exerce as funções de gestor de segurança da Lufthansa – LGSP Portugal, uma empresa do grupo Lufthansa, prestadora de serviços nos aeroportos nacionais.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.