Anabela França Pais

Anabela França Pais

Anabela França Pais é professora de Português/Inglês e mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra, desde 2007 e, atualmente, aluna do Doutoramento em Literatura Portuguesa. 

Publicou Mensagens, Poemas do sim do não e do tanto faz, Edições Minerva Coimbra, em 2005.

Analisou, na tese de mestrado, Figuras Literárias no Labirinto da Ficção – O Caso de Ricardo Reis, a heteronímia pessoana e aspetos novos da prosa ricardiana.

Interessada por Saúde, Filosofia, Ética, Psicologia, História e, obviamente, Literatura, empenhada na defesa da dignidade do ser humano, estudou o problema da infeção por VIH/SIDA, em colaboração com médicos especialistas. Deste estudo resultou o seu primeiro romance, Não Há Inverno Sem Lágrimas, reeditado agora pela Chiado Editora, em 2016.

Em 2012, colaborou na antologia poética Encontros – Mar, editada pelo Grupo Poético de Aveiro, ao qual pertence.

Foi membro do júri do Concurso Aveiro Jovem Criador 2013.

Integrou a obra luso-espanhola Alén do Silencio, Abooks, Vigo, março, 2014.

A Lição de Deus, Chiado Editora, 2015, é uma obra de ficção que incide sobre a temática da depressão e da cura, através da medicina e da espiritualidade. Este romance foi reeditado em 2020, segunda edição, pela Chiado Editora.

Escreveu, em colaboração com a sua mãe, Maria José Antunes França, a coletânea Contos de Ceira ao Luar, maio, 2017.

Tem participado em várias antologias poéticas lançadas pela Chiado Editora e pelo Grupo Poético de Aveiro. Na Revista "Folhas, letras & outros ofícios" - n.º 18, 2020, lançada pelo GPA, participou com os poemas "Senhora da vida e da esperança" e "Menina". O poema "Menina" é cantado pelo músico JPCAVADAS no single "Menina", que se pode encontrar nas plataformas digitais.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.