Ana Lucia do Amaral Villas-Boas

Graduada em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC (1980), Mestre em Política Científica e Tecnológica pelo Programa de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/COPPE e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Iniciou sua vida profissional no Centro de Tecnologia Mineral – CETEM, integrando o grupo de Estudos Sociais da Mineração, onde mais tarde publicou seu primeiro trabalho individual sobre a problemática da mineração no Brasil, já confrontando o tema com questões tais como Estado nacional, projeto nacional e soberania, intitulado Mineração e Desenvolvimento. volume 1: a questão nacional nas estratégias de desenvolvimento e Mineração e Desenvolvimento. volume 2: projeto nacional no contexto da globalização. Ainda no CETEM, em parceria, publicou também A questão mineral na Constituição de 1988.

       Atualmente é Tecnologista Sênior do Museu de Astronomia e Ciências Afins onde atua no campo de História, Política e Sociologia da Ciência, estudando questões relativas aos grandes programas de C&T do Estado Nacional. Desde 1997 dedica-se ao estudo da história do desenvolvimento das tecnologias espaciais no Brasil, tendo por foco o Programa Espacial Brasileiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Ciência, desenvolvendo interfaces com os seguintes temas: Estado Nacional e Soberania, Políticas Científicas, Ambiente, Fronteiras, Território e Territorialidade.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.